O Microempreendedor Individual agora pode solicitar a restituição de valores pagos a maior pelo próprio celular. Ou seja, a Receita Federal disponibilizou desde o dia 15/01 essa nova funcionalidade no aplicativo do Microempreendedor Individual (APP MEI).
O aplicativo Microempreendedor Individual (APP MEI) permite ao contribuinte solicitar a restituição do valor correspondente ao INSS recolhido a maior. Dentro do DAS o MEI faz pagamentos dos seguintes tributos INSS, ISS e ICMS. No caso do ISS e ICMS vai depender muito da atividade executada. O contribuinte que prática atividade comercial paga o ICMS e o contribuinte que é prestador de serviços paga o ISS. Os contribuintes que tenham essas duas características pagam tanto o ISS como o ICMS. Mas nessa liberação por parte do governo para fazer o pedido de restituição só está contemplado o INSS. Ou seja, o valor referente a contribuição para a previdência do Microempreendedor Individual.
O contribuinte que precisa fazer o pedido de restituição do ICMS e\ou ISS precisa solicitar diretamente ao município ou estado. Lembrando que no caso de contribuintes do Distrito Federal, as restituições de ICMS e ISS podem ser solicitadas ao mesmo órgão.
O APP MEI permite também a emissão do DAS para pagamento, consultar informações sobre CNPJ e a situação dos débitos. Ou seja, fornece diversas informações gerais sobre o MEI e SIMEI, ele pode ser baixado tanto para Android como para IOS.
O MEI além do pedido de restituição, também pode consultar o histórico de restituições e verificar a situação de cada pedido.
Pode utilizar a restituição os contribuintes que foram optantes do SIMEI anteriormente e dessa forma tenham valores que devem ser restituídos.
Nessa situação onde é devida a restituição, deve-se primeiro verificar se há valores a serem recebidos antes de solicitar a devolução dos valores.
Se o Microempreendedor Individual localizar pagamentos que foram feitos em duplicidade ou indevidamente então ele pode solicitar a restituição. É direito do MEI a restituição de tributos federais, sempre que é efetuado pagamento de forma indevida. Ou seja, sempre que houver pagamento em duplicidade, ou pagamento feito em um período em que o contribuinte está em gozo de benefício previdenciário.
Antes de fazer o pedido, é importante apenas informar que será necessário preencher no APP os dados da sua conta bancária. Sempre confira muito bem esses dados antes de solicitar a restituição para evitar que o valor caia em uma conta que não é devida. O contribuinte pode informar uma conta corrente ou de poupança. Os dados da conta devem ser de titularidade do CNPJ do MEI ou do CPF do responsável pelo MEI.
O MEI que não quiser fazer uso do APP MEI pode pedir a restituição de tributos federais da contribuição previdenciária pelo e-CAC ou Portal do Microempreendedor. Os pedidos de restituição dos tributos são direcionados à Receita Federal, mas não há necessidade de comparecer a nenhuma unidade de atendimento, já que o processo é todo online.
O contribuinte que tiver dúvidas pode baixar o Manual – Pedido Eletrônico de Restituição: MEI (em PDF).
Os pagamentos de valores de períodos anteriores a 5 anos da data atual não poderão ser restituídos, e nem outros pagamentos que tiverem sido realizados em períodos de apuração dos últimos 2 meses, incluindo o mês do pedido. Nessa hipótese o contribuinte deve aguardar o prazo desses 2 meses para solicitar a restituição.
Então o MEI em fevereiro/2021 somente poderá solicitar a restituição do PA dezembro/2020 e anteriores.
O contribuinte que foi desenquadrado da categoria cuja data seja retroativa também não pode fazer o pedido de restituição. Os contribuintes que se enquadrem nesta situação devem entrar em contato com a Receita Federal.
Os valores que forem restituídos estarão acrescidos de juros obtidos pela aplicação da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
Font: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=55423&sid=18
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e a funcionalidade do nosso site.
Ao clicar em "OK", você concorda em armazenar em seu dispositivo todas as tecnologias descritas em nossa Política de Privacidade.
Pedimos que você leia nossa Política de Privacidade para entender melhor como mantemos nosso site e como podemos coletar e usar dados de visitantes.
Configurações de cookiesOK