Ao longo dos anos, o departamento pessoal passou por grandes transformações, ultrapassando os aspectos burocráticos relacionados à admissões, demissões e pagamentos, e chegando a uma área de gestão estratégica de pessoas, capaz de gerar diagnósticos e projeções para o suporte às tomada de decisões.
Contudo, para que isso funcione, é fundamental o investimento em sistemas de gestão integrada, que auxiliem no gerenciamento e na organização de um grande volume de dados e que façam a ligação com os demais setores da empresa.
Qual o momento adequado para admitir? Quanto pesa uma contratação malfeita? Qual o impacto de uma demissão para o caixa da empresa? As horas extras são mesmo vantajosas? Quais os prejuízos da produtividade com férias concedidas e não planejadas? Imagine o gestor ter respostas para todas essas perguntas quando precisa da sua assessoria contábil.
O DP hoje pode ser considerado um grande centro de gestão estratégica, possibilitando ao empresário contábil oferecer um grande valor agregado para seu cliente, fornecendo relatórios, indicadores e insights valiosos para as tomadas de decisões, visando a redução de custos, a otimização de processos e potencialização dos lucros.
Na mesma medida das ferramentas tecnológicas, o papel do profissional de departamento pessoal também ganha relevância em um cenário de legislação trabalhista ampla e que muda a todo o momento. É ele quem comanda os sistemas, que parametriza, que estuda e que trata adequadamente as informações cruzadas e processadas, e ao mesmo tempo tem o grande desafio de interpretar e aplicar o emaranhado legal brasileiro, um dos mais complexos do mundo. O ativo humano também faz parte dessa integração necessária, ocupando lugar de destaque.
Outro agente que entra nesse contexto, com impactos profundos nas rotinas do DP, é o eSocial, obrigação acessória, que ainda não substituiu as anteriores, mas que deve se tornar um grande aliado e contribuir decisivamente com esse processo de gestão e integração de dados, passada a fase de implantação, adaptação e entendimento. Em maio deste ano, a exigência chega para as organizações optantes do Simples Nacional, que representam mais de 90% dos clientes das empresas de contabilidade, por isso, agora é tempo de “arrumar a casa” para iniciar bem esse processo.
A pandemia de COVID-19 tem mudado as rotinas das empresas, afetando expressivamente o trabalho do departamento pessoal e funcionando como um catalisador das transformações do setor. Em 2021, os desafios continuam, exigindo dos profissionais da área atenção, atualização permanente, treinamento e disposição. Momento ímpar para o contador mostrar o poder do seu trabalho no desenvolvimento e sucesso do seu cliente.
Font: https://www.contabilidadenatv.com.br/2021/02/muito-alem-da-folha-de-pagamento-a-revolucao-do-departamento-pessoal/?utm_source=Mailerlite%20-%20not%C3%ADcias&utm_medium=email&utm_campaign=noticias_contabeis_da_tarde&utm_term=2021-02-10
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência de navegação e a funcionalidade do nosso site.
Ao clicar em "OK", você concorda em armazenar em seu dispositivo todas as tecnologias descritas em nossa Política de Privacidade.
Pedimos que você leia nossa Política de Privacidade para entender melhor como mantemos nosso site e como podemos coletar e usar dados de visitantes.
Configurações de cookiesOK